Vinícius Reis/Assembleia Legislativa/De Cruz Alta, Pedro Westphalen, que completou 68 anos no dia da solenidade, do PP, recebeu diploma de deputado federal
Os candidatos eleitos em outubro no Rio Grande do Sul foram diplomados, no início da noite de quarta-feira, em Porto Alegre. Entre eles, o governador Eduardo Leite (PSDB) e seu vice, Ranolfo Vieira (PTB), os dois senadores, Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT), os 31 deputados federais e os 55 estaduais. Entre os integrantes da Assembleia, estavam os dois parlamentares de Santa Maria: Valdeci Oliveira (PT), que parte para seu terceiro mandato e fez 57.840 votos, e Giuseppe Riesgo (Novo), estreante no Legislativo, para o qual foi eleito com 16.224. Os dois tomarão posse no dia 31 de janeiro.
Ronaldo Quadrado/Divulgação/Reeleito, deputado Valdeci Oliveira, do PT, recebendo o diploma
Dos dois parlamentares federais da região, só o deputado Pedro Westphalen (PP), de Cruz Alta, esteve presente na diplomação. Atual deputado estadual, o progressista, que completou 68 anos na quarta-feira, vai para o primeiro mandato em Brasília - ele fez 97.163 votos. O outro deputado, o petista Paulo Pimenta, que vai para o quinto mandato na Câmara dos Deputados e fez 133.086 votos, não compareceu à solenidade de diplomação, já que foi para a Curitiba na expectativa da liberação do ex-presidente Lula, que está preso na superintendência da Polícia Federal, o que não ocorreu.
Divulgação/Estreante no Legislativo, o advogado Giuseppe Riesgo, do Novo, recebeu seu diploma
A região terá ainda mais um representante:o radialista Marcelo Brum (PSL), de Santiago, que assumirá o lugar de Onyx Lorenzoni (DEM), futuro chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PSL). Mas os suplentes só retiram os diplomas na Justiça Eleitoral. A posse dos deputados federais será no dia 1º de fevereiro.